Viva os gestos do cotidiano com prazer
A percepção corporal pode começar num simples banho – com a ajuda de uma esponja –, continuar com uma automassagem, e prosseguir com a organização do movimento, com a percepção do gesto e do exercício. Um corpo acordado e bem desperto é aquele que responde aos mais diversos estímulos, que está conectado com o seu cérebro. Confira algumas ações que podem ajudar:
- No banho, no sentido do ombro para a mão, contorne com a esponja em meio-círculos de fora do ombro para dentro, como se estivesse enrolando seu braço para dentro. Depois faça este movimento circular no antebraço e na mão. Repita contornando a esponja para fora, começando pelo ombro, braço, antebraço e mão. Faça algumas vezes e perceba a noção de continuidade do seu ombro, braço, antebraço e mão. Tenha como objetivo acordar seus músculos para a vida!
- Fique em uma posição confortável, com a coluna ereta, e massageie seus ombros e nuca calmamente, sentindo os nós, as pressões e todas as sensações dessa região, que pode estar tensa e dolorida. Não tenha pressa e vá sentindo os músculos dos ombros e a nuca relaxarem com o toque das suas mãos, enquanto inspira pelo nariz e expira pela boca.
- Caminhe pela rua percebendo a mecânica do seu movimento, a colocação dos pés no chão (que devem tocar o solo pelo calcanhar) e o vaivém dos braços, que acompanham os passos alternadamente. Sinta nesse exercício que você está posicionando o seu corpo de forma estruturada e organizada: enquanto você caminha, seus pés, alternadamente, apoiam no chão, o topo da cabeça cresce para o céu e os músculos do seu tronco estão ativos.