Corpo em equilíbrio

O eixo correto inclui a posição do abdômen

Repare nessas duas figuras acima. A primeira encontra-se em equilíbrio, com a coluna ereta e a cabeça bem posicionada. Na segunda, as setas indicam as tensões musculares na região posterior da cervical, problemas que favorecem a má colocação da cabeça. Já a outra seta mostra que o abdômen está relaxado, outro fator complicante para a boa postura. Para manter o corpo em equilíbrio, é necessário desenvolver o tônus abdominal.

Para manter a sintonia com seu corpo é necessário ter flexibilidade muscular e conhecer o trabalho das suas articulações. E um conselho: não mantenha o corpo rígido, tenso. Estruture seu corpo para exercer a força muscular da melhor forma. Há uma diferença entre rigidez e a organização corporal. No primeiro caso, há uma contração que favorece o aparecimento de problemas, como tensões e má circulação. No segundo, o corpo está “acordado” e apto a se movimentar de forma saudável e equilibrada.

Quando você está com o corpo desperto e ativo, você percebe, mesmo ao final de um dia de trabalho exaustivo, que as costas estão contraídas, que os ombros estão erguidos até as orelhas e que o seu rosto também está com os maxilares cerrados e doloridos. E que precisa reestruturá-lo e equilibrá-lo.

Antigamente, na visão simplista, corrigir a postura era “apenas” endireitar o corpo e de forma rígida manter-se na postura dita “certa”. Hoje se sabe que o treinamento postural que não considera os padrões funcionais do movimento sobrecarrega o corpo. As estruturas musculares que revestem o tórax formam um cilindro, com a função de estabilizar o tronco. Isso pode ser na posição sentada, em pé ou no movimento. Porém, muitas vezes desprezamos esta função. E, como consequência, os braços e pernas sofrem sobrecargas posturais desnecessárias ao longo do dia. O ideal, portanto, é realinhar articulações e músculos com flexibilidade e favorecer a função de âncora do tronco para vencer a gravidade (seja na estática ou na dinâmica), com um corpo saudável, harmonioso, gracioso e equilibrado.

Dra. Patricia Ferreira Guedes